Google Trends: por que utilizar no setor imobiliário?

Você conhece o Google Trends? O que você considera na hora de criar as estratégias para vender mais imóveis? Certamente alguns fatores vêm à sua mente, mas talvez o mais importante deles seja a análise de tendências. Por isso trago nesse artigo algumas informações sobre essa ferramenta de pesquisa de tendências e a relação entre o Google Trends e o setor imobiliário.  

Sumário

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que tem o objetivo de fornecer informações sobre tendências relacionadas aos termos de busca. Como sabemos, o Google é o maior buscador do mundo e, por isso, guarda um número enorme de informações sobre as buscas que fazemos.  

A busca do Google já faz parte da rotina da maioria das pessoas. É muito comum que você use o Google para tirar alguma dúvida, pesquisar sobre lugares, produtos, notícias etc. Nesse contexto, a busca por imóveis também cresce. 

Já falamos algumas vezes sobre dados aqui no blog do CV e, como abordamos no artigo sobre coleta de dados, tudo o que fazemos online deixa rastros muito ligados ao comportamento das pessoas no ambiente digital. A grande utilidade do Google Trends, então, é fornecer esses dados de forma segmentada para que você consiga tomar melhores decisões com relação ao seu negócio.   

Conheça outras ferramentas do Google:

O Google Trends é bastante intuitivo e com pouco tempo de navegação você vai entender como usar a ferramenta. Porém, antes de falar sobre seu uso para o mercado imobiliário, vou comentar as funcionalidades básicas. É interessante que você leia esse artigo com o Google Trends aberto em outra janela e vá navegando pela plataforma. 

De modo geral, você pode analisar termos por categorias, por tipo de pesquisa, por assuntos e pesquisas relacionadas, por região e ainda tem acesso às estatísticas recentes em geral. 

Pesquisar um termo isolado

Começando pelo básico: No Google Trends você pode pesquisar um termo específico e ter acesso a um dashboard que te mostra o interesse por esse termo categorizado por tempo, região, e assuntos e pesquisas relacionadas ao termo. 

Você pode refinar a pesquisa filtrando por país, intervalo de tempo, categoria e tipo de pesquisa: 

Print da tela do Google Trends com o espaço de pesquisa e, abaixo, as caixas de seleção das categorias.

Comparar termos

Você também pode comparar termos para entender qual tem maior relevância e se eles se cruzam. Nesse tipo de pesquisa, além de entender o interesse por cada termo ao longo do tempo, você também pode concluir quais regiões tem mais interesse por um ou outro termo. 

Comparação dos termos "casa para venda" e "casa para aluguel"

Selecionar períodos

Selecionando o intervalo de tempo que você pretende analisar, você tem acesso a um recorte específico. É uma ótima forma de entender tendências, sazonalidades, como os assuntos ganham ou perdem relevância com o passar do tempo.  

Principais Pesquisas

Além das pesquisas personalizadas você tem acesso a um feed do Google Trends que organiza as principais pesquisas diárias ou em tempo real. É uma ótima forma de se manter atualizado com os assuntos do momento.  

Já na página inicial você tem acesso a informações valiosas como notícias e estatísticas recentes e as pesquisas em alta no momento. Tanto nessa página quanto na aba “Principais Pesquisas” você encontra um dossiê dos assuntos do momento. 

Print da oágina inicial do Google Trends

Inscrições

Muita gente não sabe, mas o Google Trends também oferece uma espécie de newsletter personalizada. Na aba “inscrições” do menu você tem acesso a uma página em branco onde pode adicionar termos de pesquisa para receber novidades sobre o tema no e-mail.  

Você pode selecionar a frequência da newsletter e a região onde quer focar. Também existe a opção de receber pelo e-mail as principais pesquisas do momento. 

Print do Google Trends com um menu no topo com o título "inscrições". Abaixo duas linhas com os títulos "tendências de pesquisa diárias" e "mercado imobiliário"

Para se aprofundar nas funcionalidades do Google Trends veja o vídeo abaixo: 

Colher insights sobre o mercado imobiliário é tão possível e útil quanto qualquer outro assunto. Ao analisar esse segmento é importante ter em mente que esses dados vão desde as melhores épocas para comprar ou vender imóveis até o comportamento e preferência das pessoas por tipos de empreendimentos. 

Por exemplo: é possível constatar que a jornada de compra de um imóvel é muito mais longa do que a de produtos não duráveis. Segundo o Think With Google metade das pessoas começa a busca formal por imóveis com 6 a 12 meses de antecedência.  

Além disso, o cruzamento de informações coletadas do Google Trends dão insights ainda mais robustos sobre o mercado. Exemplo disso é a diferença entre os comportamentos de busca de imóveis considerando a faixa etária, geolocalização, gênero, estrutura familiar etc. São muitas variáveis que podem te trazer insights valiosos. 

Infográfico sobre experiencia do cliente

Vou dar outro exemplo prático de como cruzar dados de diferentes pesquisas de tendência pode ser valioso. Ainda segundo o Think with Google, a busca por imóveis geralmente acontece paralelamente a outros momentos da vida de quem busca: essas pessoas estão mais propensas a pesquisar sobre “planejamento de aposentadoria” e “cuidado infantil”. 

Dentre as muitas utilidades de analisar as intenções de busca, alguns pontos são bem relevantes e, para te ajudar a iniciar no caminho da Inteligência de dados, vou abordar os principais: 

  • Pesquisas baseadas na sazonalidade 
  • Pesquisas de comportamento 
  • Pesquisas para insights de conteúdo 

Como dito acima, um dos pontos principais nas pesquisas de tendência é observar períodos onde um evento acontece com frequência, ou seja, sazonais. Sabemos que todos os finais de ano, a busca por viagens aumenta por ser um período em que geralmente existem mais pessoas de férias. É possível ser mais preciso e saber, por exemplo, quando acontece a busca por viagens para destinos tropicais.  

Com o mercado imobiliário não é diferente. Alguns movimentos são comuns ao seguimento, como os meses de alta nas buscas por imóveis. Os primeiros meses do ano, principalmente janeiro e fevereiro, são meses de alta procura por imóveis, como mostra a pesquisa abaixo: 

Print do Google Trends com um gráfico de eixos x e y contendo uma linha com muitas variações.

Todos os picos nas buscas acontecem nos meses de janeiro e fevereiro, considerando os últimos 5 anos. 

Isso pode acontecer por muitos fatores como, por exemplo, os planejamentos financeiros anuais dos compradores. Ter isso em mente te ajuda a se comunicar melhor com o cliente. Encontrá-lo na fase de planejamento financeiro e ajudá-lo desde essa etapa na jornada de compra vai aumentar bastante a sua chance de fechar uma venda e fidelizar o cliente. 

Se pararmos para pensar, todos os termos de pesquisa revelam algo sobre o comportamento dos compradores de imóvel: a época do ano em que pesquisam mais determinado termo, as regiões onde o termo é mais pesquisado, as pesquisas relacionadas etc. 

O período de lockdown decorrente da pandemia em 2020 traz exemplos de como é possível enxergar as mudanças de hábitos e comportamento. Passar mais tempo em casa fez com que a relação das pessoas com seus próprios espaços mudasse.  

Dentre as muitas necessidades que surgiram, a de ter opções de lazer sem sair de casa é uma delas. Por isso é comum vermos que as construtoras estão mais preocupadas agora em desenvolver empreendimentos que supram a necessidade de lazer dos moradores. E as pesquisas do Google já dava insights sobre esse movimento do mercado. 

imagem de um gráfico com a linha horizontal contendo os datas e meses específicos. Acima, uma linha que oscila e uma barra entre os meses de março e abril.

Disponível em: Think with Google 

O aumento repentino pela busca do termo “entediado” revela uma ruptura na rotina das pessoas. Elas passaram a precisar de mais formas de entretenimento. Além de crescer o número de empreendimentos equipados para esse fim, o uso da internet e a busca digital por imóveis também aumentou. 

O Google Trends também é um grande aliado na criação de conteúdo. Todos os pontos citados acima contribuem com insights para criação de conteúdo. Talvez seja interessante, nos períodos de maior procura por “financiamento imobiliário”, que você pense em conteúdos informativos sobre esse tema, por exemplo.  

Você também pode comparar termos de pesquisa, como “casa grande” e “apartamento pequeno” para entender que escolhas tem maior relevância e dividir o seu conteúdo em proporções coerentes. 

Outra forma de usar o Google Trends para ter ideias assertivas de conteúdo é observar o conteúdo relacionado ao termo de busca. Ele está dividido em “assuntos relacionados” e “pesquisas relacionadas”. No exemplo da busca por “financiamento imobiliário” temos como conteúdo relacionado: 

Print do Google Trends contendo dois blocos. Do lado esquerdo uma lista com o título "assuntos relacionados" e do lado direito outra lista com o título "pesquisas relacionadas"

Nesse caso, você pode criar conteúdo sobre as taxas de juros atuais do financiamento. Além disso é recomendável que você use os termos de maior procura quando for criar conteúdo, pois a chance do seu conteúdo ganhar visibilidade (seja num blog, rede social, site, etc) no momento em que as buscas estão em alta é maior. 

Ver assuntos em alta também é uma ótima maneira de planejar o seu conteúdo. Checar sempre os relatórios que o Google disponibiliza, ver as principais pesquisas do momento e criar suas newsletters personalizadas vão te dar um ótimo suporte na hora de criar conteúdo.  

Na página inicial, por exemplo, é possível ver blocos de informações sobre os assuntos mais pesquisados de determinados períodos. Entender que assuntos são mais relevantes no momento é indispensável no planejamento do seu conteúdo. 

Print do Google Trends com dois blocos de informação. De um lado um mapa com algumas regiões em destaque. Do outro um gráfico com duas linhas uma vermelha e uma azul.

Página Inicial do Google Trends em Janeiro, 2023. 

Conclusão

Sempre falamos aqui no blog sobre importância de se adaptar às mudanças que a ascensão do ambiente digital provoca. Hoje, a cultura data driven é mais importante do que nunca e você precisa tomar decisões baseadas em dados.  

O Google Trends é uma das ferramentas gratuitas mais importantes para te guiar em grandes decisões por conta da relevância que o Google tem hoje, mas existem muitas outras ferramentas gratuitas ou pagas que podem ser usadas em conjunto. 

Além disso, não esqueça de coletar e categorizar os seus próprios dados. Informações que os seus próprios clientes geram são muito valiosas. Softwares de gestão podem te ajudar a organizar essas informações. Não esqueça também de acompanhar as tendências do setor imobiliário.  

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O que é o Google Trends? 

O Google Trends é uma ferramenta gratuita do Google que tem o objetivo de fornecer informações sobre tendências relacionadas aos termos de busca. Como sabemos, o Google é o maior buscador do mundo e, por isso, guarda um número enorme de informações sobre as buscas que fazemos. 

Como usar o Google Trends? 

De modo geral você pode analisar termos por categorias, por tipo de pesquisa, por assuntos e pesquisas relacionadas, por região e ainda tem acesso às estatísticas recentes em geral. 

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