Construção de imóveis com garagem subterrânea: vantagens e desvantagens

Uma garagem subterrânea é uma estrutura projetada para o estacionamento de veículos localizada abaixo do nível do solo. Elas costumam ser acessadas por rampas ou até mesmo por elevadores específicos para automóveis, a depender do modelo do imóvel.  

Esse tipo de estrutura pode ser construído em espaços que já estão em níveis mais baixos ou em ambientes que sejam reformados para isto. Assim como outras tendências na construção civil, é preciso analisar as vantagens e os desafios por trás desta escolha. 

Para quem busca entender questões como benefícios, desafios e saber em quais situações é interessante investir neste tipo de garagem, eu já adianto que pode continuar por aqui. Meu intuito é fazer com que você saia deste artigo com uma boa noção sobre o assunto.

Vantagens da garagem subterrânea

imagem de uma garagem subterrânea com alguns carros estacionados. Todos os carros são vermelhos.

Optar por uma garagem abaixo do nível da rua traz um leque de benefícios. 

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Enquanto muitas pessoas enxergam essa parte do imóvel como somente um espaço para estacionar carros, cabe entender que uma garagem subterrânea abre várias possibilidades para o seu imóvel. Isso envolve inovação, praticidade, conforto e até mesmo tecnologias.  

Se você quer construir em seu imóvel residencial, essa é a oportunidade de uma escolha para quem quer morar bem. Mas, se você chegou até aqui por um motivo comercial, as vantagens também são muitas.  

Pontuei as 4 principais vantagens dessa decisão. Acompanhe: 

Valorização da fachada 

    As garagens subterrâneas estão entre os exemplos de negócios lucrativos na construção civil. Neste tipo de estrutura, a beleza do imóvel é destacada, já que os arquitetos possuem liberdade para criar fachadas mais atrativas.  

    Inclusive, esta é a escolha perfeita para investidores ou proprietários que buscam manter a estética da paisagem urbana ou preservar vistas.  

    Proteção e segurança 

      Investir em segurança é uma preocupação de qualquer pessoa. 

      Neste caso, ao escolher uma garagem com estrutura subterrânea você está optando pela proteção dos carros e também das pessoas que acessam o local. Em dias de chuva, por exemplo, ninguém precisa correr ou sair do carro para entrar na garagem.  

      Otimização do espaço  

        O uso inteligente do imóvel é algo inovador e que facilita a rotina. Garagens subterrâneas dispensam a necessidade de grandes espaços a nível do solo, o que faz com que os proprietários aproveitem o espaço útil dos seus terrenos.  

        Além de trazer vantagens para a estética do imóvel, essa vantagem aumenta significativamente o seu valor diante do mercado.  

        Aumento da privacidade  

          Ao manter os veículos fora da vista de outras pessoas, os moradores aproveitam uma vantagem “extra”, que seria exatamente essa privacidade.  

          Esse diferencial também inclui clientes e funcionários em ambientes corporativos e comerciais, já que a estrutura das garagens os automóveis contra roubo e danos aos veículos.  

          Quando optar por este modelo de garagem?

          Com a crescente falta de espaço nas grandes cidades, ter uma garagem subterrânea garante mais comodidade e elimina a preocupação sobre a falta de vagas. Além disso, é importante analisar essa escolha também como uma medida sustentável.  

          Vale ressaltar ainda que existem outros fatores especiais desse tipo de arquitetura, como o aspecto acústico das garagens, como uma característica que traz o controle de ruídos e contribui com a diminuição das ilhas de calor nas cidades. 

          Considerando a segurança dos veículos e a proteção para fatores naturais como chuva e sol, é comum que este investimento predomine também em estabelecimentos comerciais. Com menos carros ocupando espaços, cabe inclusive desenvolver projetos mais inteligentes e inovadores.  

          Em alguns casos, escolher uma garagem subterrânea se transforma em uma decisão estratégica, a exemplo de:  

          Terrenos com declive:   

          Terrenos em declive são aqueles que estão situados abaixo do nível da rua ou que possuem um desnível muito acentuado. 

          Infográfico sobre experiencia do cliente

          Imóveis construídos neste tipo de terrenos são bem mais valorizados quando apresentam garagens subterrâneas, principalmente em terrenos grandes. Uma boa sugestão é combinar as escadas ou rampas com a arquitetura do local.  

          Condomínio residencial:  

          A necessidade de acomodar muitos veículos requer uma atitude muito bem estruturada. A garagem subterrânea é uma escolha inteligente para entregar um empreendimento inovador sem comprometer, por exemplo, a área de lazer do residencial.  

          Edifícios corporativos

          Investir em praticidade é essencial para a rotina dos ambientes corporativos. Contribuir com a estética do empreendimento e evitar congestionamento são, sem dúvidas, as maiores vantagens de optar por uma garagem subterrânea.  

          Estabelecimentos comerciais

          Para ambientes maiores como shoppings e supermercados, ter uma garagem subterrânea é questão de logística. Vale muito mais a pena ter um espaço elaborado para suprir a quantidade de veículos, destinando a superfície somente para lojas.  

          Desvantagens da garagem subterrânea

          Imagem de uma casa grande e moderna com um andar elevado e muitas janelas de vidro. No andar debaixo vemos uma garagem subterrânea com o portão de madeira fechado.

          As garagens subterrâneas oferecem soluções inovadoras para diferentes tipos de imóveis, assim como comprovam as informações acima. Mas, como em qualquer decisão que deve ser ponderada com cautela, elas envolvem uma série de prós e contras. 

          Leia com atenção os principais desafios para aqueles que estão planejando incluir a estrutura em uma construção futura. 

          Custo elevado para construção  

            Chegamos em um ponto bem importante na hora da construção: quanto custa a decisão de escolher uma garagem subterrânea?  

            Embora esse valor seja mais alto que o custo para uma garagem comum, é preciso lembrar que o investimento contribui para a valorização do imóvel como um todo. Sendo assim, o ideal é calcular até quanto você está disposto e se isso se encaixa na sua necessidade. 

            Necessidade de manutenção  

              Realizar a manutenção de uma garagem subterrânea é mais complexo que em uma garagem normal. Embora isso seja totalmente possível, cabe realizar uma pesquisa para entender os gastos envolvidos nesta estrutura antes da sua decisão final.  

              Além disso, considere a necessidade de manutenção para evitar problemas como riscos de inundação. O projeto, a expectativa e os gastos precisam estar alinhados para que tudo funcione de forma alinhada após a construção da garagem.  

              Acesso e mobilidade  

                Ao mesmo tempo em que a garagem subterrânea facilita o acesso de moradores e clientes ao imóvel em dias de chuva, é preciso andar um pouco mais para chegar em casa ou no estabelecimento comercial.  

                Em caso de imóvel residencial, analise se a mobilidade é um assunto que precisa da sua atenção. Se você é um investidor ou visa a construção para sua empresa, considere as melhorias que devem ser feitas junto com a garagem. 

                Reflita sobre as considerações acima, avalie seu estilo de vida e as suas prioridades. Os desafios acima variam conforme a realidade de cada pessoa e pode ser que funcione de forma diferente para você.  

                Ventilação  

                  A qualidade do ar é uma das preocupações presentes na construção. 

                  Pense comigo: o ambiente da garagem requer sistemas de ventilação adequados para remover os poluentes e tornar o espaço confortável, mesmo que as pessoas fiquem nele por pouco tempo.  

                  Valorização de mercado e diferencial competitivo

                  Separei um tópico exclusivo para você que é proprietário de uma loteadora, construtora ou incorporadora. A depender do tipo de lote do seu empreendimento, projetar garagens de forma estratégica é uma alternativa para aumentar o valor de mercado.    

                  No caso das garagens subterrâneas, estamos falando de uma solução criada há meio século e que voltou a impactar as construções de forma positiva. A alternativa está relacionada, inclusive, à ampliação de estruturas para recargas de carros elétricos, que é outra forte e atual tendência.  

                  De modo geral, pensar nesse tipo de inovação significa estar por dentro do mercado de forma atemporal e inteligente. Acompanhe os próximos conteúdos e saiba como as tendências da construção civil refletem diretamente o setor imobiliário.  

                  Espero que este artigo lhe ajude a dar os próximos passos com mais segurança e conhecimento. 

                  Você já conhece o CV CRM?

                  Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário e o maior do Brasil. O CV é a plataforma que gerencia sua jornada comercial da pré-venda à pós-venda, transformando digitalmente as incorporadoras nacionais. Com 12 anos de experiência, mais de 900 incorporadoras clientes e 200 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.  

                  Saiba mais sobre o CRM oficial de 30 das 100 maiores construtoras do país: Solicite uma demonstração.

                  Você também vai gostar de:

                  Olá, cliente!

                  Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

                  WhatsApp

                  Entre em contato pelo WhatsApp CV!

                  Chat Online

                  Entre em contato pelo Chat Online CV!

                  Voltar

                  Solicite Demonstração