A corretagem de imóveis já fez os olhos de muitas pessoas brilharem com a perspectiva de dinheiro fácil e horários flexíveis. Mas a verdade por trás da profissão é bem diferente. Enquanto muitos entram na corretagem pelo desejo vago de se aproveitar das oportunidades que ela oferece, o setor mostra que só os jogadores mais preparados continuam em campo.
É isso mesmo: para se manter um corretor de imóveis relevante você precisa de preparo e muito, mas muito amor pela profissão.
E ainda assim, com capacitação, estudo e garra, a corretagem de imóveis prova ser um setor que traz diversas dificuldades. Mas não se preocupe, esses desafios não estão ali para te desmotivar; muito pelo contrário, eles existem para que você possa superá-los. E é assim, com foco e atenção ao jogo, que você vai se tornar um jogador nota 10.
Hoje, vamos te mostrar os maiores desafios de um Corretor de Imóveis. Está pronto para descobrir algumas verdades sobre esse esporte que coloca o profissional despreparado no banco de reserva? Então vem com a gente!
Conhecer o perfil do seu público
Você provavelmente já deu de cara com esse desafio. É, afinal de contas, um dos problemas mais comuns de qualquer profissional.
Não conhecer seu público pode ser um verdadeiro tiro no pé. Vender já não é uma atividade simples, sobretudo quando você não sabe para quem está vendendo. Então não tem outra jogada possível, conhecer o perfil do seu público é essencial para que você consiga realizar uma boa corretagem de imóveis.
O mercado imobiliário trabalha com vendas de alto investimento. Por isso, elas são bem pensadas e ponderadas pelo cliente, e você precisa entender quais são as principais considerações dele ao decidir adquirir um imóvel. É essencial que você esteja ciente de suas preferências, suas principais opções de empreendimento, sua personalidade e nível de renda.
Para facilitar sua vida, o CV montou uma lista com as principais formas de conhecer seu público. Aplique-as e aprenda mais:
- Primeiro, faça uma pesquisa de público (com seus clientes ou com os clientes da concorrência). Descubra gênero, faixa etária, nível educacional, constituição familiar, fonte de renda, renda familiar e o que mais considerar relevante.
- Em seguida, estude esses dados e note semelhanças entre eles. Anote as informações encontradas e, assim, você tem seu perfil de público.
- Agora, você pode criar uma persona, ou seja, um personagem que representa seu público. É para essa “pessoa” que você deve aprender a vender. Então todos os seus esforços de venda devem, antes de tudo, comunicar-se com ela.
Gestão de tempo
Uma das melhores qualidades da área pode ser também um dos seus maiores desafios.
A flexibilidade de um emprego como corretor de imóveis certamente parece irresistível aos olhos de quem vê. Afinal, quem não deseja poder escolher seus melhores dias e horários para trabalhar?
Mas a verdade é que com uma maior flexibilização de tempo, também surge uma enorme responsabilidade: o autogerenciamento. Você precisa saber administrar bastante seu tempo livre e sua força de vontade para conseguir manter uma rotina de trabalho saudável e produtiva. De outra forma, pode acabar se acomodando na liberdade de horários e perder muitas oportunidades.
É importante entender que, algumas vezes, será necessário abrir mão de feriados, finais de semana e datas comemorativas para atender a um ou outro cliente. Além disso, você precisa estar ciente de que seu amplo tempo livre não significa ignorar a profissão: você também precisa resolver pendências e outras questões do trabalho.
Organizar seu tempo é mais simples do que parece, mas depende muito de sua iniciativa. Veja algumas dicas:
- Organize sua agenda ao início de cada semana com todas as tarefas do dia;
- Separe momentos do dia para cuidar de pendências: entrar em contato com alguns clientes, fazer Follow Ups, criar conteúdo para as redes sociais, todas as prioridades que você possa ter deixado de lado sem querer;
- Defina bem suas atividades e a quantidade de tempo destinada a cada uma delas;
- Mesmo em dias de trabalho mais leve, acorde cedo e crie uma rotina matinal. Isso te ajudará a manter a produtividade em dias mais pesados de trabalho.
Acompanhar tendências
Não é fácil acompanhar as novas tendências do mercado. Mas ser um corretor 2.0 exige que você esteja antenado ao que há de mais inovador no setor da construção. Isso pode te ajudar a entender melhor os novos caminhos que seu público toma, as portas que se abrem e se fecham no mercado e os próximos passos que você tem que dar para permanecer no jogo.
Por isso…
- Acompanhe portais imobiliários;
- Fique por dentro de blogs e sites com informações e dicas do setor;
- Esteja sempre ligado nas novidades do CRECI online do seu estado.
Prospectar novos clientes
Trabalhando como corretor autônomo, ou até mesmo como funcionário numa empresa pequena, pode ser difícil captar novos clientes.
O trabalho de prospecção é realmente desafiador porque exige do corretor a habilidade de autopromoção. Para isso, você geralmente precisa de bons contatos dentro da área, clientes satisfeitos e um público bem definido.
Mas existem outras contribuições que podem te ajudar bastante na hora de encontrar potenciais compradores:
- Rede social profissional: determine uma ou mais redes sociais e comece a nutri-las com conteúdo de qualidade. Esse conteúdo deve ser relevante para o público e precisa trazer valor para o seu negócio. Você pode aprender a profissionalizar suas redes sociais aqui!
- Conhecimento de público: um bom conhecimento sobre o perfil das pessoas da região te permite abordar potenciais clientes e entender melhor suas demandas. Para isso, repetimos, estude bem sobre seu público-alvo e crie sua persona.
- Cases de sucesso: divulgue a palavra de clientes satisfeitos nas suas redes sociais. Isso te trará autoridade no nicho e fará com que as pessoas te enxerguem através da perspectiva do seu comprador.
Fidelizar clientes existentes
Tendo adquirido um novo cliente, como garantir que ele permanecerá com o seu nome em mente?
Num mundo com uma sobrecarga de informações, novidades e marcas, é muito difícil fazer diferente e garantir a fidelização do seu cliente. E isso também acontece dentro da corretagem de imóveis. Uma vez realizada a venda, as probabilidades são de que seu cliente siga em frente e não mantenha uma relação com você.
Mas e então, corretor, como fazer diferente e tornar seu cliente um amigo?
- Seja acessível: não ignore as tentativas de contato do seu cliente. Ele pode estar precisando de ajuda;
- Coloque seu cliente em primeiro lugar: todos os seus esforços devem ser voltados para ele.
- Memorize informações importantes: não esqueça aniversários, grandes feriados e outras datas comemorativas. Deixe-o ciente de que você ainda se lembra dele.
Existem muitas outras técnicas simples e praticáveis de fidelização, seja através do Follow Up ou do Pós-Vendas. Essas são duas estratégias importantíssimas para manter o consumidor ligado a você e engajado no seu trabalho. Além disso, essas metodologias te permitem alcançar um patamar mais profissional em sua carreira, sendo seu diferencial para o destaque no mercado.
Desafios à parte, o que importa é praticar
Não deixe que os desafios da corretagem de imóveis te impeçam de se jogar nessa área que é cheia de novidades e tendências. O importante, no fim do dia, é que você pratique e esteja sempre se renovando. Com persistência, você garantirá seu destaque no setor e conseguirá muito mais que apenas vendas: uma carreira estável e repleta de frutos.
Dê cartão vermelho ao medo, vista a camisa da coragem, amarre as chuteiras e entre em campo! Pode ter certeza que o CV te acompanhará na plateia.
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