A automação de tarefas em incorporadoras é uma das principais estratégias para otimizar processos e reduzir custos. Com toda a transformação digital do setor, as ferramentas de automação permitem que atividades repetitivas e demoradas sejam executadas de maneira mais eficiente, liberando recursos para tarefas estratégicas e criativas.
Para as incorporadoras, isso pode resultar em um ganho significativo de produtividade e qualidade, além de acelerar a entrega de projetos e aumentar a satisfação dos clientes. Mas, é sempre importante ressaltar: implementar automação de forma eficaz requer planejamento e escolha cuidadosa das ferramentas certas.
Para te ajudar com o assunto, separei algumas dicas que vão deixar todo esse processo ainda mais prático e tranquilo. Vamos lá? Continue por aqui!
Sumário:
Automação em incorporadoras: vantagens e desafios na implementação
A automação de tarefas em incorporadoras traz muitos benefícios. E, sem dúvidas, o aumento da eficiência está no topo dessas vantagens. É notável que as tarefas repetitivas e que consomem muito tempo podem e devem ser automatizadas, liberando os colaboradores para funções muito mais estratégicas.
Além disso, a automação reduz o risco de erros humanos, garantindo maior precisão nos dados e, inclusive, uma tomada de decisão mais assertiva. Afinal, sobra tempo para planejar, calcular e executar com mais precisão. Nesse contexto, a tecnologia também possibilita uma melhor gestão de projetos, otimizando recursos e prazos.
Como tudo que acontece em qualquer setor do mercado, toda essa implementação está longe de ser uma tarefa simples e apresenta desafios. Um dos principais é a resistência causada pelo impacto dessa mudança entre colaboradores, sendo bastante comum a presença de dificuldades com a adaptação aos novos processos internos.
Investir em tecnologia requer treinamento e treinamentos geram custos elevados. E tem mais: é essencial garantir que, em meio a toda essa etapa, haja segurança de dados e seja mantida a compatibilidade entre os diferentes sistemas que são utilizados pela empresa. Nessa “faca dois gumes”, o sucesso da automação exige um esforço conjunto, mas torna a empresa muito mais competitiva.
5 dicas para adotar durante a automação de tarefas em incorporadoras
Antes de tudo: comece o processo de automação ciente de que ele é contínuo. É preciso adaptar as ferramentas e os processos conforme as necessidades do seu negócio e acompanhar de perto os resultados que vão chegando.
Confira 5 dicas para implementar essa estratégia no seu negócio:
Identifique os processos repetitivos
Comece mapeando aquelas tarefas que mais se repetem entre as equipes, como a geração de relatórios, o envio de e-mails padronizados para clientes e a atualização diária de planilhas. Você pode, por exemplo, automatizar a criação de relatórios de vendas mensais, eliminando a necessidade de digitar dados manualmente.
Utilize ferramentas adequadas
Invista em softwares de gestão de projetos, como um CRM para o mercado imobiliário. Essas ferramentas ganham cada vez mais espaço no mercado imobiliário, principalmente pela capacidade de integrar sistemas e automatizar fluxos de trabalho complexos.
Exemplo: Utilize um CRM para automatizar o acompanhamento do funil de vendas e enviar follow-ups automatizados para leads.
Colete e faça análise de dados
A automação gera uma grande quantidade de dados. Utilizar ferramentas para analisar e identificar essas oportunidades é uma forma de gerar melhorias e de tomar decisões mais estratégicas. Exemplo: Analise os dados de vendas para identificar os imóveis mais procurados e ajustar a estratégia de marketing.
Capacite a equipe
A automação não substitui o trabalho humano, mas complementa o trabalho de diferentes times. Ofereça treinamento e capacitação para que sua equipe utilize as novas ferramentas de forma eficaz, conhecendo os benefícios da automação.
Inicie com pequenos projetos
Comece automatizando tarefas simples e gradualmente expanda para processos mais complexos. Isso permite testar as ferramentas e ajustar a estratégia conforme necessário. Exemplo: Comece automatizando o envio de e-mails de confirmação de agendamento de visitas e, posteriormente, implemente a automação do processo de assinatura de contratos.
Case de sucesso: automação de atendimentos e leads com API do CV CRM
Uma API (Interface de Programação de Aplicativos) de CRM serve como uma ponte entre o seu sistema de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) e outras ferramentas ou plataformas. Essa integração permite automatizar diversos processos, tornando as operações mais eficientes e personalizadas.
No caso do CV CRM, nosso API faz com que cada cliente possa listar empreendimentos, enviar mídias do empreendimento, criação de Leads e abertura de atendimentos. Essa integração automatiza seus processos comerciais e de pós-venda.
Assista ao vídeo abaixo para entender melhor:
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