Quando compramos um imóvel, um dos momentos mais aguardados é a entrega das chaves. É ali que sentimos que o sonho da casa própria está virando realidade. Porém, nessa hora, é importante segurar um pouco a emoção e não esquecer de um passo importante no processo: a vistoria.
Com tantos lançamentos surgindo, é importante que as construtoras também virem seus olhares para o processo de vistoria na hora da entrega das chaves para os compradores. Este é um momento estratégico e que merece muita atenção.
O mercado imobiliário está começando a sentir os efeitos da retomada em todo o Brasil. No terceiro trimestre de 2021, houve um crescimento de 13,6% no número de lançamentos em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado do ano, a alta foi de 37,6%.
Os dados são do estudo dos Indicadores Imobiliários Nacionais da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC). De acordo com a instituição, há um motivo para esta alta tão significativa no número de lançamentos pelas construtoras.
Muitos empreendedores seguraram os lançamentos no ano passado em razão da pandemia. Com a melhora na situação sanitária, as construtoras e incorporadoras estão retomando os negócios. O setor está agora, portanto, chegando a um equilíbrio entre o volume de lançamentos e o de vendas.
O que é a vistoria e em que momento ela acontece?
Até o momento de entrega das chaves do imóvel, o cliente se mantém ligado a uma ideia que existia nos folders e nas plantas do projeto. É neste momento, ou seja, na finalização do processo construtivo, que ele materializa tudo aquilo que ainda não parecia palpável. Esta fase é chamada de vistoria com o cliente.
Junto com a construtora, o cliente vai verificar se o imóvel está de acordo com o memorial descritivo contratado. É também nesse instante que ele pode observar eventuais defeitos aparentes que a nova unidade possa apresentar.
É importante ressaltar que a vistoria não existe apenas na entrega das chaves de um imóvel novo por parte da construtora. Ela é um passo importante também na compra de um imóvel usado e em casos de aluguel.
Planejamento é essencial
A fase de entrega do imóvel precisa ser planejada. O ideal é que a construtora crie um cronograma que contemple todo o processo ocorrido no período.
Para que a entrega do imóvel alcance os resultados esperados, é preciso levar em conta que este processo depende de fases anteriores bem executadas. Desde o projeto até o acabamento final da obra.
Caso o cliente aponte algum problema no imóvel durante a vistoria, não há motivo para se desesperar. Os itens pontuados deverão ser enviados à equipe de obra para serem ajustados. Após as alterações, uma nova visita é agendada com o cliente.
Digitalização de processos
Aqui é importante destacar a importância da digitalização dos processos. Imagine que, em alguns casos, o comprador do imóvel pode chegar a realizar cinco ou mais vistorias. E, a cada uma delas, algo novo é identificado e precisa ser reparado.
Agora imagine organizar todas essas informações em papel. Além de correr o risco de perder documentos, a construtora pode demorar mais para conseguir que as correções sejam realizadas. A comunicação entre os setores acaba sendo arcaica e morosa.
Existe, portanto, um alto volume de informações produzidas que precisam transitar entre as equipes. Seja para ajustar problemas, acompanhar o andamento do que está sendo feito, planejar uma nova vistoria, tudo isso fica muito mais prático se os processos forem digitalizados.
Antigamente, os formulários de vistoria de imóveis eram feitos à mão ou impressos. Era algo extremamente trabalhoso e difícil de ser armazenado, pois havia um grande volume de folhas e fotografias impressas. Atualmente, com os avanços da tecnologia, há maneiras mais práticas, eficientes e seguras de se fazer e armazenar os formulários, as informações e a comunicação entre os diversos departamentos da empresa.
A tecnologia a favor dos processos
Computadores e dispositivos móveis auxiliam na tarefa de tornar a produção de formulários mais precisa e rápida, economizando tempo e reduzindo custos. Isso também facilita a anotação no momento da vistoria de imóveis.
Com a digitalização dos processos, é possível, ainda, acessar informações sobre normas técnicas durante a visita. Assim, o trabalho de vistoria será realizado com mais qualidade e conformidade.
Manter as informações disponíveis eletronicamente facilita a acessibilidade do histórico da unidade. Principalmente no que diz respeito à operação de assistência técnica. Esta organização e facilidade deixa transparente toda a interação com o cliente ao longo do processo e evita desgastes desnecessários.
A tecnologia tem a capacidade de auxiliar na centralização e no armazenamento dos dados. Hoje, existem softwares que auxiliam no detalhamento e na produtividade da vistoria. O CV – Construtor de Vendas é o CRM imobiliário mais completo do mercado e oferece um módulo específico para a etapa de vistoria.
Gestão inovadora de visitas e vistorias do CV
Com o módulo de gestão de visitas e vistorias do CV, o usuário da plataforma tem acesso ao calendário da vistoria e a relatórios intuitivos e simplificados. Além disso, através do CRM, é possível assegurar a presença de um profissional de vistoria capacitado.
O CV – Construtor de Vendas é uma solução que se adapta aos processos estratégicos da incorporadora ou loteadora. Dessa forma, a gestão do negócio é transferida para workflows personalizáveis:
- Processos que se adequam às suas necessidades;
- Suporte personalizado para todas as etapas de implantação;
- Configuração de pré-requisitos dentro dos processos;
- Ações totalmente automatizadas para as atividades.
E não é apenas o profissional das construtoras, incorporadoras, urbanizadoras e loteadoras que se beneficia das funcionalidades da plataforma. O próprio cliente, o comprador do imóvel, tem acesso a todas as informações, através do Portal do Cliente, podendo inclusive solicitar uma visita de vistoria ele mesmo.
Como deve ser feita a vistoria de imóveis?
Preferencialmente, a vistoria deve ser realizada durante o dia. Assim, os cômodos estarão iluminados adequadamente e será possível detectar possíveis problemas. Abaixo estão algumas dicas que o Blog do CV preparou para orientar o comprador durante a visita de vistoria:
- Abra e feche todas as janelas e portas para verificar se estão funcionando normalmente;
- Verifique se os vidros das janelas estão trincados ou arranhados;
- Analise a qualidade da cerâmica;
- Olhe com cuidado todas as louças instaladas, como os vasos sanitários e pias;
- Observe se não há arranhões nas torneiras;
- Teste as tomadas e, se possível, leve uma lâmpada para testar todos os cômodos.
Caso o comprador encontre algum defeito, é importante que ele esteja com uma máquina fotográfica em mãos, podendo ser o celular, para registrar todos os problemas.
A importância da vistoria
A vistoria é o processo de verificação do estado dos elementos do imóvel. Ela funciona como uma prova que confirma ou refuta a conformidade do que foi entregue com o que consta no projeto ou no contrato.
É a vistoria de imóveis que resguarda os direitos tanto dos profissionais da construção quanto dos clientes. E ela deve ser realizada por profissionais habilitados para fazer um laudo de vistoria. Arquitetos e engenheiros são alguns dos profissionais indicados para isso.
Com uma vistoria correta, o comprador evita ter que arcar com custos de reforma e reparos. E, por parte da construtora, a empresa se resguarda de qualquer reclamação futura que não tem ligação com o estado que o imóvel foi entregue.
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