A média de ouvintes de podcasts entre usuários de internet no país (24,5%) é acima da média global (18,7%). A projeção mundial é de que até 2024 o número de ouvintes de podcasts chegue a meio bilhão de pessoas.
Diante da onda crescente, a quantidade de empresas que têm incorporado esse tipo de produto ao seu modo de fazer negócios também tem aumentado exponencialmente. De olho na possibilidade da formação de comunidades ao redor dos temas, profissionais e empresas de diversos setores têm gerado conteúdo em formato áudio.
Um exemplo bem-sucedido é o do podcast Vem Para a mesa. Quem apresenta o programa é o consultou e palestrante do mercado imobiliário, Sérgio Langer. Os episódios trazem referências especializadas para quem estuda e trabalha na área. O produto fortalece a autoridade de Sérgio Langer, que possui quase 44 mil seguidores no Instagram. O podcast existe dede 2019, já possui 169 episódios e se define como o nº 1 do mercado imobiliário.
Storytelling
Outra técnica muito utilizada é um famoso gatilho do marketing chamado “prova social”. A empresa pode acioná-lo na hora de contar seus cases de sucesso através de storytelling.
Sobre branding, Bruno Bastos, gestor de marketing do CV CRM, explica que as histórias fortalecem a construção da marca.
“O CV na Prática é um podcast focado no público que se interessa pela área da construção, como empresários, gestores e corretores. Nossa preocupação é contar as histórias de sucesso no uso do produto. Com isso, ao mesmo tempo, orientamos essas personas em seus ofícios diários”, explica Bruno Bastos.
O CV CRM começou a produzir o podcast CV na Prática em julho de 2022, e, desde então, compartilha episódios semanais. Já são 38 episódios e, nos últimos quatro meses, o aumento das reproduções dos programas do CV na Prática no Spotify chegou a 67% quando comparado com o mesmo período anterior. A empresa também publica os vídeos dos episódios no Youtube, e ele já somam um tempo de exibição de 356,4 horas.
Confira a versão completa e a repercussão desta notícia na mídia!