O que é visão comercial: Como ela interfere na gestão da sua empresa?

Já se perguntou o que é visão comercial e como ela influencia nos resultados do seu negócio? 

Você já deve ter ouvido falar sobre os pilares essenciais da cultura organizacional de uma empresa. São eles: missão, visão e valores. Cada um deles exerce um papel diferente para construir resultados dentro da sua empresa. Neste artigo irei focar em como a visão é uma das chaves para consolidar esses resultados.  

É preciso compreender que a visão de uma empresa vai muito além de palavras. É necessário entender qual é o objetivo de ter visão bem definida e como isso guia quem faz parte da empresa no dia a dia. Explico esses pontos neste artigo, vamos nessa?

Sumário

O que é visão comercial: close no olho de uma pessoa, com algumas marcações na imagem.

O que é visão de negócio?

A visão de uma empresa é, antes de tudo, um guia do negócio para alcançar o sucesso. Na prática, descreve os objetivos do negócio a longo prazo.  

Por isso ter visão comercial diz respeito a estabelecer parâmetros, metas e um período para atingi-las.  

E para identificar se os resultados estão alinhados à visão de negócio é necessário que exista a criação de processos bem definidos, planejamento e constante análise da evolução. É imprescindível que a visão de negócio seja sempre revisitada para que o foco não se perca. 

O que é uma visão comercial de sucesso

É essencial que a visão comercial seja condutora de todas as ações dentro da empresa para que você tenha bons resultados. De pequenas tarefas até grandes tomadas de decisão. Para começar a ter visão comercial você deve atentar-se a: 

  • Perspectiva de alcance 
  • Indicadores e metas 
  • Objetivos a serem atingidos 

É importante que tudo isso seja documentado e acessível a todos que fazem parte da empresa. 

Ao estabelecer a visão comercial de uma empresa é importante que sejam considerados alguns pontos como as mudanças do mercado e as novas tecnologias que podem surgir, já que estamos falando de objetivos de longo prazo. 

Se você precisa de exemplos para entender melhor o que é visão comercial, segue comigo que exemplifico. 

Exemplos de visão

  1. Agregar conhecimentos, visando melhoria contínua nos processos internos, na qualidade de serviços e no relacionamento com o mercado. 
  1. Ser reconhecida como empresa modelo em eficiência na entrega de resultados através da geração de valor a seus clientes. 

Observe que esses exemplos de visão de negócio delimitam onde a empresa quer chegar e ajudam a conduzir os colaboradores dentro dessa perspectiva.  

Entenda melhor o que é visão comercial e como ela impacta na forma como a sua empresa é vista dentro do mercado:

Benefícios de uma boa visão comercial

A visão conduz à ação. Essa frase, por si só, já explica bastante o porquê uma empresa precisa ter visão comercial. Mas vou listar aqui as principais vantagens de ter uma visão comercial estratégica: 

  • Previsibilidade de crescimento 
  • Maior organização de processos 
  • Melhor gerenciamento de crises 
  • Facilidade em expor os valores da empresa 
  • Prospecção de um público mais compatível com a marca

Por que isso são vantagens? Explico melhor abaixo.

A previsibilidade tem como consequência maior estabilidade (incluindo a saúde financeira da empresa). Quando você foca em estratégias com a possibilidade de prever os resultados, sejam eles positivos ou negativos, mais efetiva será a sua resposta diante dele. 

Além disso, os valores da empresa também impactam no posicionamento da marca, na medida em que os objetivos da organização estejam claros também para os próprios clientes. 

Isso influencia na prospecção de clientes que se identificam com o propósito da sua marca.  

O que é visão comercial: imagem de uma mesa vista de cima com alguma engrenagens coloridas se conectando.

Visão comercial na Gestão Empresarial

Qualquer tarefa exercida na empresa, precisa ter conexão com o propósito dela. Além disso, se a visão comercial da sua incorporadora estiver alinhada às necessidades do mercado, a possibilidade de fechar excelentes negócios é muito maior. 

Ter uma visão clara é importante, inclusive, para otimizar a gestão comercial. Mas você sabe quais ferramentas podem ser usadas para ajudar na gestão baseada em metas?  

Ferramentas como CRMs e ERPs ajudam bastante nesse tipo de gestão, já que oferecem a possibilidade de análise constante de dados e organização dos processos nas etapas de construção (no caso dos ERPs) ou gerenciamento do relacionamento com o cliente (no caso do CRM.)  

Visão comercial no Mercado Imobiliário

Nos últimos anos, pôde-se perceber o quanto a tecnologia acelerou o processo de crescimento das empresas. Ter uma visão comercial é estar alinhado ao mercado, e saber exatamente como alcançar os objetivos diante de cada nova tendência

O antigo conceito de visão empresarial precisou, então, ser reformulado para adequar-se aos novos meios de se “fazer negócio” 

Plataformas como CRM, ajudaram bastante nesse cenário ao dar a possibilidade de as empresas observarem a evolução das metas propostas para determinados negócios. 

Gestão Comercial Imobiliária

Na gestão comercial imobiliária, o conceito de visão comercial é, talvez, mais importante do que quando falamos sobre negócios com cadeias produtivas menores.  

Na indústria da construção, lidamos com uma longa cadeia de produção. Como consequência, é mais difícil que a visão comercial percorra todo esse caminho, do início ao fim da linha de produção.  

Para isso, softwares imobiliários são bastante úteis, já que conseguem integrar toda essa cadeia e facilitar a comunicação do planejamento da obra até as etapas de pós-venda e relacionamento com o cliente. 

Quando falamos sobre CRMs, algumas das soluções para facilitar esse processo são: 

  • Atendimento ao cliente 
  • Captação de novos clientes 
  • Marketing Digital 
  • Funil de Vendas 
  • Gerenciamento da Equipe 
  • Gestão contábil e financeira 

Compreender como essas tecnologias influenciam para que as atividades da empresa estejam em conformidade com a visão comercial, colabora na evolução dos projetos em equipe. 

Para ajudá-lo a compreender a importância desse conceito, trouxe uma explicação de quem entende sobre isso na prática:

Gerenciamento de Equipe

Retomo a minha fala sobre visão dentro dos conceitos de equipe, porque saber o que a sua empresa aspira e repassar esse conceito para o seu time é exatamente o start para conquistar cada vez mais espaço no mercado.  

Para que a visão de uma empresa seja validada é preciso mais do que alinhar o seu time, mas, compor uma equipe que compartilhe do propósito da empresa. 

O que você aprendeu até aqui

O que é visão comercial: close em braços de duas pessoas diante de uma mesa com vários papeis e um notebook com gráfico na tela.
Por que o atendimento ao cliente faz parte da gestão? 

Porque o atendimento ao cliente é um suporte fornecido durante o seu trajeto de compra, desde a captação do lead, o fechamento da compra e o pós-venda. Gerenciar esse atendimento impulsiona o cliente tanto para a finalização de um primeiro negócio até uma possível fidelização com a empresa para outras compras.

O que é captação de clientes? 

Captação de clientes é uma forma de prospecção dos clientes, um meio de atração e conquista projetado para conquistar novos clientes para a sua empresa. 

É possível captar clientes por mídias sociais? 

Sim, é possível. Você só precisa investir em um bom marketing de conteúdo digital e conhecer o seu público-alvo, com isso a captação de clientes se torna algo mais prático e ágil. 

Você já conhece o CV CRM?

Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário do lead ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 650 incorporadoras clientes e 110 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.

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