As mudanças pelas quais temos passado recentemente não são poucas. Ter de permanecer em casa até mesmo na hora do trabalho pode ser um desafio e tanto, especialmente para gestores que estão acostumados a acompanhar de perto o desempenho de suas equipes.
Mas a verdade é que o home office já é uma realidade há bastante tempo e, embora com certeza traga desafios imensos a empresas e funcionários, ela pode ser otimizada da melhor forma possível.
Felizmente, temos em nossas mãos saber tecnológico o suficiente para conseguir maximizar nossa produtividade mesmo de dentro de casa. Agora, o que precisamos exercitar são os aprendizados que um ano de home office tem nos ensinado. Por isso, vamos falar hoje sobre técnicas simples e praticáveis para melhorar a gestão da sua incorporadora nesse momento de trabalho remoto. Acredite, vale a pena seguir essas dicas não apenas agora, mas também no futuro.
Então fique ligado nas dicas de hoje sobre como otimizar a gestão da sua incorporadora no home office!
Os desafios de uma gestão à distância
Que o home office é difícil todo mundo já conseguiu perceber! Mas o peso de uma mudança drástica no ambiente de trabalho foi especialmente sentido por empresas que ainda não começaram a se adaptar às tecnologias no ambiente de trabalho. O novo mercado, afinal, já se mostra extremamente digital e aponta para um futuro ainda mais virtualizado.
Para funcionários, sobretudo, um dos maiores desafios do trabalho remoto é possuir estrutura necessária em casa para conduzir suas tarefas. Não se trata apenas de ter um escritório ou um ambiente da casa destinado ao trabalho, mas até mesmo as coisas mais simples (e por vezes ainda mais essenciais), como cadeira e mesa adequadas, não estão presentes em casa.
Outro grande problema é manter o foco dentro de casa. Em ambientes com crianças ou muito barulho, pode acabar sendo complicado manter a atenção no trabalho. E durante uma reunião online? Pior ainda! Muitas informações podem se perder pelo caminho e isso pode ser bastante estressante para o funcionário.
Mas não só de desafios se faz o home office. As oportunidades de melhorias estão aí e o que falta é colocá-las em prática! Quer saber como? Nós te contamos!
Como gerir minha equipe no trabalho remoto?
Depois de um balde de água fria com os desafios do home office, a esperança de fazer o trabalho remoto dar certo pode ser abalada. Mas é importante que você mantenha a calma e entenda que, apesar das dificuldades, existem muitas alternativas para combater o estresse que o home office pode causar.
O primeiro passo para a mudança é acessar seu modelo de liderança e entender quais pontos dele podem servir para a gestão durante o home office, e quais são tradicionais demais para serem mantidas. Está preparado? Vamos entender melhor!
Reinvente os valores da sua liderança
Para melhor ou pior, uma coisa é certa: home office e trabalho presencial pertencem a universos diferentes. Não adianta manter sua mentalidade de “gestor offline” no ambiente virtual, porque essas duas gestões são completamente distintas.
Pensar em horas trabalhadas ou se preocupar se alguém está passando mais tempo do que devia no intervalo são questionamentos válidos para o ambiente presencial, mas eles não são facilmente mensuráveis no home office. Esses valores de liderança baseados em comando e controle devem ser revistos e, se possível, reinventados.
Que tal, ao invés de focar em horas trabalhadas, dar mais atenção às demandas cumpridas? Afinal, é isso que verdadeiramente importa ao fim do expediente: que cada funcionário tenha cumprido com suas demandas diárias de forma satisfatória.
Uma liderança com valorização de produtividade e proatividade em vez de comando e controle pode fazer toda a diferença na hora de ser um bom gestor no trabalho remoto.
Dê condições para sua equipe trabalhar
Coisas simples podem fazer toda a diferença. Como dissemos anteriormente, a falta de equipamentos pode ser um verdadeiro pesadelo para funcionários que estão tentando ser produtivos dentro de casa. Para evitar ou minimizar esses problemas, procure sempre verificar se todos os seus funcionários possuem condições estruturais para trabalhar.
Caso contrário, tente contribuir como puder. Seja enviando um computador da empresa para uso profissional ou instalando uma internet de mais qualidade, o importante é que você se mostre preocupado com o bem estar do seu funcionário. No fim das contas, são as coisas mais comuns que são mais indispensáveis para um bom dia de trabalho, e o funcionário agradecerá pelo seu apoio.
Defina metas SMART
As metas SMART são uma nova metodologia de definição de metas para sua empresa, que podem ser muito úteis em tempos de home office. Segundo o conceito de metas SMART, você deve traçar objetivos e metas específicas (S), mensuráveis (M), atingíveis (A), relevantes (R) e temporais (T).
Tenha estas cinco características em mente ao estipular metas para suas equipes, quaisquer que sejam os setores. Metas SMART são fundamentalmente mais assertivas e fáceis de atingir, e, por serem bem especificadas e delimitadas, são melhor assimiladas por cada uma das equipes. Em tempos de trabalho remoto, principalmente, a informação precisa estar simples para ser entendida.
Defina uma plataforma de comunicação direta
Atenção a esta dica, porque ela é extremamente importante!
Falar com seu time por muitas plataformas diferentes pode acabar virando um problemão. Entre tantas demandas, seu funcionário pode esquecer de checar essa ou aquela rede de comunicação e acabar atrasando as entregas. Além disso, ser gestor é viver constantemente cheio de tarefas, então sempre se pergunte: será que vou ter tempo para verificar tantas plataformas?
A resposta provavelmente será “não”, e está tudo bem. Existem soluções simples e práticas para resolver o problema.
Defina, em acordo com sua equipe de trabalho, qual será a plataforma de comunicação direta da empresa. Existem diversas opções gratuitas que suprem as necessidades da equipe. Ao tomar essa decisão, escolha uma plataforma que sustente os diferentes tipos de contato que você pretende manter com sua equipe: textos, chamadas de vídeo, ligações, tudo depende da forma como você prefere se comunicar.
Depois de escolher sua plataforma, certifique-se de enviar suas demandas exclusivamente por ela. Assim, você garantirá a organização de informações e não correrá nenhum risco de se confundir entre uma ou outra rede de comunicação.
A plataforma de CRM, por exemplo, permite uma comunicação integrada entre equipe e gestor, além de possibilitar murais de anúncios públicos e privados. Hoje, é um tipo de plataforma essencial dentro do mercado imobiliário e, neste momento de home office, tem se mostrado a melhor amiga da comunicação interna.
Marque reuniões com antecedência
Fazer reuniões sem aviso prévio pode ser uma fonte de ansiedade desnecessária tanto para você quanto para seu funcionário. Está precisando reunir a equipe e debater estratégias? Avise com antecedência e agende a reunião. Isso garante que todo o time esteja preparado no momento e não precise parar o trabalho que está fazendo pela metade para atender ao encontro.
Uma boa estratégia para transformar suas reuniões em encontros de diálogo e valor é delimitar um tema no dia do agendamento. Dessa forma, cada um dos participantes terá tempo de se preparar e contribuir no momento em que a reunião acontecer.
Confie em seus funcionários
Confiança é a base de todo e qualquer relacionamento, e isso se aplica sim ao relacionamento de trabalho, especialmente no home office. É impossível saber sempre quantos e quais funcionários estão cumprindo o horário de almoço à risca, quem está chegando atrasado e quem está procrastinando. A palavra-chave neste momento é confiança.
Embora seja papel do gestor assegurar que os processos da empresa estejam ocorrendo de forma fluida e no horário correto, no home office isso só é possível até certo ponto. Não é tão fácil ter controle sobre esses pormenores o tempo inteiro quando cada um está num lugar diferente.
Então, o que se pode fazer? É simples. Você precisa confiar nos seus funcionários e se comunicar com eles de igual para igual. Uma equipe motivada não tem motivos para procrastinar, especialmente se a comunicação entre gestor e time for sempre priorizada. Por isso, não abra mão das boas conversas e da sinceridade com seus funcionários. Confie no potencial da sua equipe para escolher o melhor caminho.
Crie Happy Hours online
Uma das coisas que mais fazem falta no trabalho presencial é o famoso Happy Hour. Aquela sexta-feira em que todos se juntam após uma semana cansativa de trabalho para comemorar as batalhas e jogar conversa fora também faz parte da experiência profissional, e ela não pode se perder.
Para motivar sua equipe, promova esses encontros mesmo que online! Eventos como esses podem aliviar a tensão da semana e estreitar os laços entre gestor e equipe, coisa muito importante num momento como esse. Além disso, esse é um bom momento para falar sobre novas maneiras de reinventar o home office e ouvir as ideias de seus funcionários sobre o assunto!
Curtiu as dicas? Você pode colocá-las em prática com sua equipe!
Não faltam formas de otimizar a gestão da sua incorporadora durante o home office, mas no fundo o que importa mesmo é utilizar estratégias que façam sentido para você e sua empresa. Foque nos métodos que melhorarão seus negócios e otimizarão os processos de seu time de funcionários.
Este conteúdo é oferecido para você pelo Construtor de Vendas, o CRM mais completo do mercado imobiliário. Contando com as soluções de prospecção, venda, relacionamento, gerenciamento e integração, o CV te permite ter um panorama total da sua empresa na tela do computador.
Da prospecção de leads ao pós-venda, você garante otimização e agilidade na gestão de vendas de sua equipe. Quer conhecer mais? Acesse o site do CV!
Para saber sobre o mercado imobiliário, gestão de vendas e outros assuntos atuais, acompanhe o blog e nos siga no Instagram.
Está achando que acabou? Não mesmo! Acompanhe outros posts do Blog do CV!