A promoção mais esperada do ano está a 24h de acontecer. Sim, movimentando setores e oferecendo benefícios indiscutíveis ao cliente, a Black Friday desponta como uma grande tendência para diferentes nichos. E, é claro, nós não ficamos de fora: existe Black Friday no mercado imobiliário e, hoje, vamos falar melhor sobre ela.
Sumário
O que significa Black Friday?
Black Friday significa “sexta-feira preta” ou “sexta-feira escura”. A origem do termo remonta ao final do século XIX e causa controvérsias, tanto por ter estado atrelado a práticas comerciais ilegais, quanto por seu próprio título.
Mas o que se sabe é que hoje a conotação da Black Friday é totalmente diferente de sua história originária.
Assim, atualmente a Black Friday é um dos maiores eventos comerciais do mundo. Sua maior característica é a aplicação da “queima de estoque”, ou seja, os produtos e serviços são oferecidos com descontos competitivos e muito atraentes.
Como funciona a Black Friday no mercado?
A premissa da Black Friday é relativamente simples: na última sexta-feira do mês de novembro, as empresas oferecem descontos incríveis que duram até as 23h59 do dia. Ou seja, os clientes têm exclusivamente aquele dia para adquirir seus produtos.
Todavia, o conceito já foi revisitado e adaptado por inúmeros lojistas. Hoje existem vertentes como:
- Black Week, que estende a promoção ao longo da semana, culminando na sexta-feira da Black Friday;
- Black November, que estende uma promoção similar, embora menos competitiva, durante o mês inteiro. Novamente, tudo culmina no fatídico dia da Black Friday.
E por falar em lojistas, pode-se dizer que eles são os mais engajados na promoção, é o que diz os dados da Alshop divulgados pela Agência Brasil, 62,5% lojistas planejaram fazer promoções no PDV durante o evento em 2021.
E no mercado imobiliário?
A Black Friday já está sendo aplicada ao mercado imobiliário.
Mas, a ideia continua igual: criar promoções e condições especiais que despertem o interesse do cliente em alugar ou comprar seu imóvel. Quais serão essas condições dependerá de você, mas existem algumas promoções que costumam dar certo:
- abatimento das primeiras parcelas;
- parcelamento do valor de entrada;
- voucher de desconto (desconto fixo de R$15.000, por exemplo);
- desconto progressivo em caso de indicação;
- promoções para compra ou aluguel de mais de uma unidade.
Como organizar uma Black Friday no mercado imobiliário?
Existem algumas formalidades que devemos seguir ao nos comprometer em participar da Black Friday: primeiro, nada de aumentar preços em outubro para em seguida “criar uma promoção” em novembro. Isso aniquila o valor da proposta da Black Friday e também passa uma ideia equivocada sobre sua incorporadora.
Segundo, não force a barra. Em outras palavras, você tem condições de criar promoções durante a Black Friday? Se sim, corra para o abraço, se não, pense noutra saída. Afinal, os riscos de perder dinheiro são altos numa promoção como essa.
Terceiro, planeje! Promoção sem planejamento não funciona, então crie sua margem prevista de lucro e perda, crie métricas a comparar ao final da campanha e se planeje bem antes de criar descontos competitivos.
Dicas ao criar uma Black Friday no mercado imobiliário
Crie uma Black Friday consciente. Pense em todos os pontos e vá marcando aqueles que fazem sentido para a realidade da sua incorporadora. Elaborei um checklist básico da Black Friday para que você entenda o que precisa ser levado em consideração na promoção.
- A promoção acontecerá durante um dia, uma semana ou um mês?
- Você criará uma campanha de divulgação para a promoção?
- Seus clientes também terão benefícios durante a Black Friday?
- Com quanto tempo de antecedência você deseja anunciar a promoção?
- A promoção valerá para quais dos seus empreendimentos?
- Com qual segmento de público você deseja se comunicar?
Não consegue dar desconto? Tudo bem!
Nem só de promoções vive o mercado. Se sua empresa não está em condições de oferecer grandes descontos, mas ainda assim quer marcar presença na Black Friday, há opções plausíveis!
A maior dela é a entrega de duplo valor. Essa estratégia nada mais é do que vender o produto pelo preço normal, mas entregar alguma outra coisa em conjunto. Como um brinde, por exemplo.
Acompanhe essas opções viáveis: “Na compra de um imóvel, ganhe…”
- desconto numa loja associada (de decoração, móveis, materiais de construção etc.);
- desconto no pagamento de taxas;
- mobília planejada para algum cômodo da unidade comprada;
- possibilidade de abatimento no valor de um segundo imóvel, por tempo limitado;
- assistente virtual para integrar à unidade.
Quando acaba a Black Friday no mercado imobiliário?
Como em todos os demais setores, a Black Friday começa e acaba dia 25 de novembro. No entanto, existe a possibilidade de estender a promoção decorrente dela até o fim do mês, 30 de novembro. Vale pontuar que isso geralmente ocorre no Black November, que leva a promoção para todo o mês.
Alguns dos impeditivos de estender a Black Friday são ações posteriores como a Cyber Monday. Mas, se você não está familiarizado com o termo, conheça-o agora:
Black Friday CV CRM: um dia pode revolucionar todo o seu lucro
Em clima de Copa, o CV CRM também entrou na Black Friday. Nossa ideia é te oferecer a melhor solução em gestão comercial imobiliária pelo menor preço possível, do jeitinho que a Black Friday pede.
Somamos 5 soluções, 9 módulos e mais de 365 benefícios para incorporadoras, construtoras e loteadoras de todo o Brasil. E por falar em Brasil, é importante ressaltar que o CV possui clientes em todos os estados do país, marcando presença no território nacional.
E o que a sua empresa pode levar para casa com a Black Friday CV CRM?
- gestão completa do pré ao pós-venda;
- ecossistema com mais de 30 possibilidades de integração;
- jornada do cliente completa;
- mapa de disponibilidade 3D;
- extensão de Gestão de Leads para WhatsApp Web;
- plataforma para desktop e aplicativo.
Você já conhece o CV CRM?
Este conteúdo gratuito é oferecido para você pelo CV CRM, o único CRM 5.0 do mercado imobiliário da venda ao pós-venda. Com uma década de experiência, mais de 600 incorporadoras clientes e 100 mil corretores de imóveis associados, o CV é líder de mercado e te entrega um panorama total da sua gestão comercial na tela do computador.
Da prospecção de leads à prestação de assistência técnica, você garante otimização e agilidade em todos os seus processos internos, da pré à pós-venda.
Para conhecer mais sobre mercado imobiliário, corretagem de imóveis e outros assuntos atuais, então acompanhe o Blog do CV e nos siga no Instagram.