UX Design no mercado imobiliário: aprenda como usar

ux design no mercado imobiliário

O conceito de User Experience Design ou simplesmente UX Design pode ser explicado como o processo de aprimorar a experiência do usuário, criando uma interação significativa e intuitiva para os mesmos. O termo é relativamente novo e, por isso, vamos mostrar a importância do UX Design no mercado imobiliário.  

A atividade envolve várias dimensões, como design visual, design de interação e usabilidade, para citar algumas. É, por tanto, de extrema importância que o planejamento de marketing da sua empresa inclua o UX Design nas ações. 

 

UX Design no mercado imobiliário 

Para os profissionais envolvidos em qualquer transação imobiliária, a compra e venda de imóveis são de grande importância e alto valor. Do ponto de vista de um corretor ou desenvolvedor, ao usar o marketing digital como principal ferramenta de vendas, coletar informações sobre leads é fundamental para alcançar potenciais compradores e entender o público-alvo.  

Existem potencialmente muitas maneiras pelas quais um visitante pode ser impactado negativamente quando interage com um site. Se o site que parece complicado ou o processo de registro não é intuitivo, por exemplo, isso influenciará a capacidade de reter o interesse dele. Cada visitante que sai do seu site devido a experiências negativas do usuário significa perder um comprador em potencial. 

As pessoas estão cada vez mais exigentes em relação a soluções de atendimentos online, inclusive no setor imobiliário. Como o valor potencial obtido de cada visitante individual é substancial, a importância do UX Design no mercado imobiliário e nas soluções de transações imobiliárias é enorme.  

Se o seu negócio está tentando ficar à frente da concorrência, as vantagens de levar a sério as questões do UX Design terão um grande impacto tanto em seus resultados imediatos quanto em sua reputação de longo prazo. 

 

Como melhorar o UX do seu site e aumentar as conversões 

ux design no mercado imobiliário

Todo bom plano de marketing digital no mercado imobiliário deve levar em consideração a experiência do usuário nos sites de imóveis. Afinal, um anúncio digital é tão bom quanto a página de destino para a qual ele direciona, e uma primeira impressão ruim pode destruir suas chances com um cliente em potencial.  

Os profissionais de marketing imobiliário hoje sabem que precisam fornecer uma ótima experiência ao usuário nos sites das construtoras e imobiliárias, mas nem sempre sabem como melhorar o UX ou usar um UX design no mercado imobiliário forte desde o início. Veja as nossas dicas:

  • Estude o comportamento do usuário
  • Use mapas de rolagem
  • Estude seu Google Analytics
  • Considere a experiência de usuário móvel
  • Evite tempos de carregamento longos do site
  • Torne as páginas mais envolventes
  • Torne as páginas sob demanda acessíveis
  • Não se esqueça da “micro cópia”

 

Estude o comportamento do usuário 

Em primeiro lugar, é preciso entender seus usuários. Não apenas usuários em geral, mas seus usuários; os hábitos de navegação, objetivos, necessidades, motivadores e preferências do seu público.  

Cada mercado é diferente e cada pessoa também, mas algumas estratégias podem ajudá-lo a descobrir hábitos amplos que seu site deve atender, como quais informações são importantes para seus usuários e qual dispositivo eles costumam usar para procurar um imóvel ou acessar o portal da sua empresa. 

Uma pesquisa pode ajudá-lo a entender muito sobre seu público. Certifique-se de obter uma amostra representativa para sua cidade, renda ou faixa etária. Você pode oferecer um incentivo para atrair mais participantes, por exemplo, com a chance de ganhar um desconto para quem concluir a pesquisa. 

Evite fazer perguntas indutoras ou limitar as respostas que seus clientes ou leads podem dar. Manter as opções em aberto é a melhor maneira de garantir que você aprenda algo que ainda não sabia (ou supunha). 

 

Use mapas de rolagem 

Os mapas de rolagem são uma ferramenta que você pode usar para estudar o comportamento do usuário em um site que já existe. Ele mostra onde os usuários tendem a permanecer em uma página, onde eles tendem a clicar e quais áreas não conseguem prender sua atenção. Esta é uma ferramenta particularmente útil se você deseja identificar áreas de melhoria em um site que você já construiu. 

Os mapas de rolagem não podem fornecer uma imagem completa, no entanto, porque eles não mostram o que seus usuários fariam se as coisas fossem diferentes. Eles só podem mostrar o que estão ou não estão fazendo agora. Em outras palavras, eles são melhores em identificar problemas do que soluções. Ainda assim, eles podem ser de grande ajuda. 

 

Estude seu Google Analytics 

Para obter mais informações sobre o comportamento do usuário em sites já existentes, o Google Analytics é um recurso fantástico. Ele permite que você veja quais páginas têm a maior taxa de rejeição ou o menor tempo gasto, quais páginas são mais visualizadas e quais são raramente vistas.  

Esses insights podem ajudar você a identificar seções do seu site que precisam de melhorias. Combinada com o uso de mapas de rolagem, essa estratégia pode fornecer muitas informações sobre seu UX atual sem precisar perguntar diretamente aos usuários. 

 

Considere a experiência de usuário móvel 

Embora as pesquisas de imóveis de muitos usuários ocorram principalmente on-line, telefones celulares e tablets ainda representam uma parte significativa do tráfego para o seu site. Isso significa que ter um site responsivo – otimizado para vários tamanhos de tela – é essencial para causar uma boa primeira impressão. 

 

Evite tempos de carregamento longos do site 

Nada contribui mais para altas taxas de rejeição do que um tempo de carregamento lento. Isso porque uma página de carregamento lento contribui para uma experiência de usuário terrível em um mundo acostumado a uma internet extremamente rápida.  

Os usuários simplesmente não têm tempo ou paciência para esperar o carregamento do seu site, especialmente se tiverem outras opções disponíveis. 

A melhor maneira de reduzir o tempo de carregamento da página é estar ciente dos culpados comuns, ou seja, vídeos e imagens. Quando você tem vários arquivos grandes de imagem ou vídeo em uma página, demora muito mais para carregar. Então cuidado com o tamanho dos arquivos. 

 

Torne as páginas mais envolventes 

Quanto mais tempo um usuário gasta em uma página, maior a probabilidade de realizar uma ação de conversão ou se tornar fiel à sua marca. Mas você precisa dar a eles motivos para ficar, e isso significa oferecer uma ótima experiência enquanto eles estiverem lá. 

Uma das melhores maneiras de melhorar o UX do site, ou seja, a experiência do usuário, é incorporar imagens e vídeos no maior número possível de páginas. Os usuários gostam de ter algo visual para melhorar sua compreensão das informações e manter o foco. 

Para sites imobiliários, é altamente recomendável usar fotos e vídeos dos empreendimentos. Os tours virtuais são também uma ótima maneira de prender a atenção do usuário. 

 

Torne as páginas sob demanda acessíveis 

Algumas páginas são mais importantes que outras, e você deve garantir que seus usuários possam encontrar e usar facilmente as páginas de que mais precisam (e as páginas que você mais deseja que eles usem).  

Para sites imobiliários, normalmente é a página de contato, o portal do cliente, o tour virtual ou até a disponibilidade de planta baixa. A principal dica neste caso é usar botões claros de apelo à ação no topo das páginas para direcionar os usuários para o que eles precisam e para onde você quer que eles vão. 

 

Não se esqueça da “micro cópia” 

“Micro cópia” refere-se àqueles pequenos pedaços de texto que guiam os usuários pelo seu site, como a mensagem de erro que eles recebem quando preenchem um formulário incorretamente. É fácil ignorar o poder da micro cópia estratégica, mas geralmente são áreas de alto impacto que definem a qualidade da experiência de um usuário. 

Além de sua utilidade em orientar claramente um usuário através da experiência do seu site, a micro cópia também oferece uma ótima oportunidade de transformar algo genérico em algo que expresse sua marca e realmente impressione os usuários.  

Por exemplo, o onipresente botão “Enviar” é chato e não tão descritivo. Um botão que diz “Envie minha mensagem” ou “Torne-me um membro” é mais descritivo e pessoal. 

A micro cópia também permite que você defina expectativas sobre o que acontecerá quando um usuário fizer algo, o que os torna muito mais propensos a realizar as ações de conversão que você deseja.  

Mais um exemplo: se você quiser que o usuário entre em contato com você para agendar uma visita ao imóvel, você pode incluir o texto “Sua mensagem é muito importante para nós e será respondida em até 24 horas” próximo ao formulário de contato. Isso dará ao usuário a confiança que tomar essa ação levará ao resultado desejado. 

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