Uso de assistentes virtual para atendimento ao cliente cresce no país

Uso de assistentes virtual para atendimento ao cliente cresce no país

O que é um Assistente Virtual?

É inegável que a aproximação entre pessoas e tecnologias vem aumentando consideravelmente nos últimos anos. No âmbito comercial, uma das ferramentas que mais ganhou destaque foi o uso de assistente virtual para atendimento ao cliente.  

Novas tecnologias como Business Inteligence, Big Data e Inteligência Artificial surgiram para mudar a forma como as empresas trabalham e se relacionam com seus clientes. O uso de assistente virtual nas estratégias de comunicação está entre as principais inovações existentes e veio para ficar.  

Os chatbots, como também podemos nomear o assistente virtual, trazem agilidade no diálogo com o público, auxiliam na comunicação interna da empresa e melhoram o processo de vendas.  

 

O que é um Assistente Virtual? 

Se pegarmos a palavra chatbot e traduzirmos para o português, teremos bate-papo (chat) e robô (bot). Ou seja, o assistente virtual, a princípio, é um robô que dialoga com o seu cliente ou com a sua equipe, a depender da forma que você decidir utilizá-lo.  

Gabriel Manzano, CTO da empresa sergipana de tecnologia CV – Construtor de Vendas, explica que “basicamente, trata-se de um sistema de inteligência virtual programado para auxiliar pessoas e empresas em determinadas tarefas”. No âmbito pessoal, os chatbots já deixaram de ser novidade para muitas pessoas e alguns já são muito conhecidos como a Alexa da Amazon, a Siri da Apple e a Lu da loja Magazine Luiza ou Magalu.  

 

Por que investir em um Assistente Virtual para atendimento ao cliente? 

Para atender às novas demandas de comportamento dos consumidores geradas devido à pandemia e ao aumento das vendas online, os chatbots tornaram-se aliados das empresas. Atualmente já existem mais de 200 mil assistentes virtuais produzidos por mais de 90 empresas diferentes no Brasil.  

De acordo com a Câmara Brasileira da Economia Digital, as vendas do e-commerce aumentaram 73% em 2020 no comparativo com 2019. Uma outra pesquisa, realizada pela Ebit/Nielsen, apontou que 13 milhões de pessoas se tornaram novos consumidores online.  

“Os chatbots atuam recepcionando esses clientes online e os ajudam a obter informações e concretizarem suas compras. Uma das suas muitas vantagens é a possibilidade de atendimento a qualquer hora do dia e da semana. Mecanismo já muito utilizado, por exemplo, no mercado imobiliário”, destaca Gabriel Manzano. 

 

Assistente Virtual para atendimento ao cliente no mercado imobiliário 

O mercado imobiliário é um setor que está sempre acompanhando as inovações tecnológicas e, obviamente, não está de fora das novidades relacionadas à inteligência virtual. A Lumis Construtora e Urbanismo, em Santa Catarina, é um exemplo disso.   

Daniel Moraes, gerente de Tecnologia da Lumis, explica que ao acessar o site da empresa, imediatamente o consumidor é abordado pela assistente virtual. “À medida que o contato vai se estabelecendo, a assistente virtual responde perguntas frequentes, envia conteúdos e armazena informações fornecidas pelo cliente”, conta.   

Mas o potencial de um assistente virtual vai além disso. O chatbot pode, ainda, realizar pesquisas automatizadas, gerar leads, realizar reservas e indicar imóveis.   

Além disso, engana-se quem acredita que esses robôs estão disponíveis apenas nos sites das empresas. É possível implantá-los em aplicativos de troca de mensagens como WhatsApp, Facebook Messenger e Telegram, por exemplo, além de utilizá-los em ligações telefônicas.   

“A Lumis implantou o seu primeiro chatbot em 2019 após realizar um benchmark com empresas de alto nível de tecnologia e de atendimento. A assistente virtual Lia (Lumis Inteligência Artificial) começou na construtora entregando segunda via de boleto para os clientes”, relata Daniel. 

Com o passar dos anos, o chatbot foi aprimorado e a Lia começou também a responder questões levantadas pelos clientes e emitir documentos, como informe para pagamento de imposto de renda, por exemplo. 

Atualmente, a empresa atua com um outro chatbot, chamado Leo, que tem o atendimento voltado para prospectar leads. Enquanto a Lia atende quem já é cliente, o Leo envia informações para possíveis consumidores, de acordo com o tipo de empreendimento que eles procuram.  

 

Os principais benefícios do uso de Assistente Virtual para atendimento ao cliente  

O grande impacto de um assistente virtual para um negócio está no ganho de tempo que se tem ao automatizar algumas tarefas rotineiras e repetitivas. Ao deixar o chatbot resolver questões mais simples, o gestor e sua equipe têm mais tempo para focar em problemas complexos e soluções mais estratégicas, essenciais para o crescimento e sucesso de um negócio. 

Os principais benefícios dessa tecnologia são: 

  • Disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias na semana 
  • Automação de processos 
  • Agilidade no atendimento 
  • Personalização de acordo com o perfil do seu público 
  • Aumento na geração de leads 
  • Diminuição do tráfego no SAC 
  • Economia de recursos 

 

Integração com CRM 

Para que a empresa não perca nenhuma informação coletada pelo assistente virtual, o ideal é que o chatbot esteja integrado ao sistema de gestão ou CRM utilizado por ela. Um bom CRM é aquele que, entre as diversas funcionalidades e facilidades que oferece, disponibiliza a integração com soluções de mercado para gestão comercial.  

“A vantagem de ter os chatbots integrados ao CRM é que os leads captados pelo assistente virtual caem diretamente no funil de vendas do sistema utilizado, otimizando o tempo de trabalho da equipe e oferecendo mais recursos”, pontua Gabriel Manzano, CTO do CV – Construtor de Vendas. O CV é um CRM voltado para o mercado imobiliário que oferece mais de 30 opções de integração.  

E o que significa exatamente essa tal integração? “Trata-se de um ecossistema que faz com que essas plataformas trabalhem junto com o seu CRM, neste caso com o CV – Construtor de Vendas”, esclarece o CTO.   

Na prática, a equipe consegue, por exemplo, acessar o histórico da conversa realizada pelo assistente virtual, pois as informações vão diretamente para a linha do tempo do lead no CRM. Já os gestores, eles podem analisar métricas disponibilizadas pela união das plataformas para uma análise mais assertiva do mercado.  



Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração