Business Intelligence (BI): o que é e quais os benefícios para incorporadoras

Você provavelmente já deve ter ouvido falar dos crescimentos horizontais que as grandes empresas têm almejado e garantido. Imagino que isso não seja diferente do objetivo que você tem para a sua incorporadora também.

Com o avanço dos meios tecnológicos e digitais, profissionais estudam meios para tornar os processos mais ágeis e simples, tornando-os eficazes e até mais econômicos. No entanto, isso tudo tem um custo: a corrida pelo sucesso. Maiores empresas, igualmente investimentos.

O mercado tem demandado empresas mais preparadas para disputarem entre si, o que ocasiona nessa grande competitividade que está havendo diariamente. E estas empresas, cada vez mais, têm escolhido utilizar ferramentas de gestão para organizar seus processos e assim saírem na frente quando se fala de eficiência e tomadas de decisões assertivas.

Para não trabalhar com base em achismos ou intuições, as grandes empresas passaram a adotar os dados como o caminho para o sucesso. Uma forma de utilizar estes dados é chamado de BI (Business Intelligence) e é o que vamos ver hoje, neste artigo. Se você busca melhorar sua gestão e alavancar os processos da sua incorporadora, fica com a gente!

Business Intelligence (BI): o que é? 

Inteligência de negócios ou Business Intelligence, são os processos de coleta, organização, compartilhamento, análise e monitoração de informações para auxiliar as empresas na gestão de negócios.

Chamada de Inteligência Empresarial por muitos, BI pode abranger os mais diversos setores da empresa como o financeiro, operacional, comercial e até o de marketing.

Em resumo, Business Intelligence é uma forma de agrupar informações, através de teorias, metodologias, processos e estruturas que auxiliar nas transformações de grandes quantidades de dados em informações essenciais.

Estes dados são, principalmente, obtidos através de softwares utilizados pela empresa. Se caso a empresa disponha de um CRM, todas as informações serão agrupadas em um dashboard central, o que acaba simplificando e facilitando a gestão.

Funcionando como um banco de dados, as informações são atualizadas a todo o momento. Outro ponto bacana é a possibilidade de captar dados através da análise de big datas, assim como menções à sua incorporadora nas redes sociais e produção de pesquisas de satisfação.

BI: 4 benefícios para a sua empresa

Business Intelligence - Símbolo de crescimento

Como já dito logo acima, a Inteligência de Negócios dá toda a possibilida para a sua empresa ser capaz de coletar e organizar as informações, dos mais diversos canais de comunicação ou redes.

Agora, veremos como à tecnologia atrelada a informação, tornará melhor os processos da sua incorporadora através de um BI, listando quatro benefícios essenciais dessa ferramenta. Vamos lá!

Planejamento de gestão facilitado 

É inevitável para a sua incorporada que surjam várias informações sobre as suas operações, aliás, é comum que venham dos mais diversos lugares. No entanto, o que você vai garantir com um BI é o que nenhuma dessas empresas têm: o conhecimento para saber o que fazer com essa quantidade de informações.

Se você busca uma gestão eficiente para todas as suas operações, precisa passar a coletar e analisar as suas informações captadas, elas são essenciais. Pensa comigo, são estes dados os seus norteadores, se você recebe e organiza-os, saberá para onde ir e em quais processos precisa se ter mais atenção.

Através de um BI, essas informações estarão em um único painel, permitindo a visão ampla da empresa, você como gestor tem a capacidade de compreender o que está havendo entre os processos do seu negócio e ,por fim, garantir um bom planejamento para a sua incorporadora.

Tomadas de decisões mais assertivas 

Seu papagaio já falou mas você não deu ouvidos, então eu vou falar também: não confie somente em achismo. Sabe ao que se deve o crescimento em exponencial das grandes empresas? Nas tomadas de decisões corretas, essas que são embasadas em dados e alinhados muito bem à metas.

As informações captadas que estamos repetindo até aqui, são dados que vêm de clientes, dos seus setores e isso tudo implica no mercado. Passando a analisar suas informações, você passa a conhecer o mercado, a sua empresa e o seu clientes. Já imaginou as suas tomadas decisões após isso tudo?

Redução de erros e riscos

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, se a sua empresa já tem as informações organizadas e você sabe onde quer chegar, concorda comigo que a possibilidade de prever riscos e até mesmo de não errar são maiores?

Com um BI, informações se transformam em dados organizados e úteis para o seu planejamento. Com todas essas informações organizadas e o mensuramento de dados, sua incorporadora tem erros e riscos reduzidos.

Eficácia em métricas e indicadores

Além tudo isso que vimos até aqui, com a estruturação dos dados, os processos internos passam a ser seus norteadores e do seu time também. Dessa forma, melhorando o entendimento e facilitando toda a tomada de decisões.

Através dos indicadores de resultados, você terá retornos melhores se corretamente utilizados pela sua empresa.

Mas afinal, como funciona um BI para incorporadoras?

Business Intelligence - Pessoas analisando gráfico

Se você chegou até aqui, já leu sobre o que é Business Intelligence, como se deve o seu papel dentro de uma empresa e quais são seus benefícios. Entretanto, não conversamos ainda sobre qual é o papel da Inteligência Empresarial dentro da incorporadora, e é o que vamos descobrir agora.

Além de todos os benefícios provenientes de um BI para uma empresa, no ramo das incorporadoras, é essencial todo o trabalho composto por esse sistema. Como? Simples! A partir da coleta de dados e do agrupamento destas informações, é possível que a sua incorporadora tenha informações cruciais sobre o mercado.

Dados sobre imóveis, terrenos e incentivos comumente são variáveis. Em uma gestão de incorporadora, são várias as áreas que precisam de atenção e planejamentos constantes para a empresa poder ir em frente. Com o Business Intelligence, as métricas reunidas de cada uma dessas áreas e seus dados dinâmicos, você conseguirá ter um direcionamento quase que absoluto sobre os seus objetivos.

Vantagens do BI para a sua incorporadora

Algumas vantagens como a análise de dados internos e externos são essenciais para que você possa tocar a sua incorporadora pelo melhor caminho possível: o das vendas.Além disso, as análises de oferta e demanda, mapeamento do perfil de público, concorrência e toda a sua segmentação podem ser reunidas na hora.

Todas essas informações alinhadas para que assim você possa tomar a decisão correta e com segurança, isso tudo só é possível através do auxílio de um sistema de Business Intelligence.

Embora essas vantagens sejam essenciais, vamos listar mais algumas que são de extrema importância para a sua incorporadora, são essas:

  • Custos da incorporadora reduzidos;
  • Dashboards para a sua incorporadora e para as construtoras;
  • Visão geral, completa e dinâmica do seu negócio;
  • Possibilidade de análise mais críticas dos processos;
  • Visualização de Métricas e metas de maneira intuitiva;

Conclusão

Com o fim deste artigo, pudemos ver o papel de um sistema de Business Intelligence (BI) dentro de uma empresa. Como vimos, hoje o mercado tem exigido cada vez mais empresas bem estruturadas e preparadas. Apresentamos para você uma solução que vai transformar sua empresa tanto externamente, quanto internamente.

Se busca melhorar os processos a partir da reunião dos dados vindos dos mais diversos pontos de contato que a sua incorporadora tenha, BI é o caminho que te dará o norte para uma melhor gestão, além de todo o direcionamento que você precisa para as suas tomadas de decisões e alinhamentos à objetivos.

Você sabia que o Construtor de Vendas possui um BI? Se você quer ter os melhores processos de gestão e garantir o melhor CRM do mercado imobiliário, entre em contato com o nosso time de vendas. Mas, se ainda não tem certeza se o CV é o melhor para a sua incorporadora, acesse o nosso site e conheça um pouco mais sobre a gente, você pode solicitar uma demonstração também!

Gostou do artigo de hoje? Quer ler mais como esse, além de ter muitas dicas e informações sobre o mercado imobiliário? Acessa o nosso blog, o CV tem tudo o que você precisa para sair na frente e muito mais!

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração