Business Intelligence: o que é e quais os benefícios para incorporadoras

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de Business Intelligence ou dos crescimentos horizontais que as grandes empresas têm almejado e garantido. Imagino que isso não seja diferente do objetivo que você tem para a sua incorporadora também.

Com o avanço dos meios tecnológicos e digitais, profissionais estudam meios para tornar os processos mais ágeis e simples, tornando-os eficazes e até mais econômicos. No entanto, isso tudo tem um custo: a corrida pelo sucesso. Maiores empresas, igualmente investimentos.

O mercado tem demandado empresas mais preparadas para disputarem entre si, o que ocasiona nessa grande competitividade que está havendo diariamente. E estas empresas, cada vez mais, têm escolhido utilizar ferramentas de gestão para organizar seus processos e assim saírem na frente quando se fala de eficiência e tomadas de decisões assertivas.

Para não trabalhar com base em achismos ou intuições, as grandes empresas passaram a adotar os dados como o caminho para o sucesso. Uma forma de utilizar estes dados é chamado de BI (Business Intelligence) e é o que vamos ver hoje, neste artigo. Se você busca melhorar sua gestão e alavancar os processos da sua incorporadora, fica com a gente!

Imagem do Calendário Imobiliário 2024

Business Intelligence (BI): o que é? 

Inteligência de negócios ou Business Intelligence, são os processos de coleta, organização, compartilhamento, análise e monitoração de informações para auxiliar as empresas na gestão de negócios.

Chamada de Inteligência Empresarial por muitos, BI pode abranger os mais diversos setores da empresa como o financeiro, operacional, comercial e até o de marketing.

Em resumo, Business Intelligence é uma forma de agrupar informações, através de teorias, metodologias, processos e estruturas que auxiliar nas transformações de grandes quantidades de dados em informações essenciais.

Estes dados são, principalmente, obtidos através de softwares utilizados pela empresa. Se caso a empresa disponha de um CRM, todas as informações serão agrupadas em um dashboard central, o que acaba simplificando e facilitando a gestão.

Funcionando como um banco de dados, as informações são atualizadas a todo o momento. Outro ponto bacana é a possibilidade de captar dados através da análise de big datas, assim como menções à sua incorporadora nas redes sociais e produção de pesquisas de satisfação.

BI: 4 benefícios para a sua empresa

Business Intelligence - Símbolo de crescimento

Como já dito logo acima, a Inteligência de Negócios dá toda a possibilida para a sua empresa ser capaz de coletar e organizar as informações, dos mais diversos canais de comunicação ou redes.

Agora, veremos como à tecnologia atrelada a informação, tornará melhor os processos da sua incorporadora através de um BI, listando quatro benefícios essenciais dessa ferramenta. Vamos lá!

Planejamento de gestão facilitado 

É inevitável para a sua incorporada que surjam várias informações sobre as suas operações, aliás, é comum que venham dos mais diversos lugares. No entanto, o que você vai garantir com um BI é o que nenhuma dessas empresas têm: o conhecimento para saber o que fazer com essa quantidade de informações.

Se você busca uma gestão eficiente para todas as suas operações, precisa passar a coletar e analisar as suas informações captadas, elas são essenciais. Pensa comigo, são estes dados os seus norteadores, se você recebe e organiza-os, saberá para onde ir e em quais processos precisa se ter mais atenção.

Através de um BI, essas informações estarão em um único painel, permitindo a visão ampla da empresa, você como gestor tem a capacidade de compreender o que está havendo entre os processos do seu negócio e ,por fim, garantir um bom planejamento para a sua incorporadora.

Tomadas de decisões mais assertivas 

Seu papagaio já falou mas você não deu ouvidos, então eu vou falar também: não confie somente em achismo. Sabe ao que se deve o crescimento em exponencial das grandes empresas? Nas tomadas de decisões corretas, essas que são embasadas em dados e alinhados muito bem à metas.

As informações captadas que estamos repetindo até aqui, são dados que vêm de clientes, dos seus setores e isso tudo implica no mercado. Passando a analisar suas informações, você passa a conhecer o mercado, a sua empresa e o seu clientes. Já imaginou as suas tomadas decisões após isso tudo?

Redução de erros e riscos

Seguindo a linha de raciocínio do tópico anterior, se a sua empresa já tem as informações organizadas e você sabe onde quer chegar, concorda comigo que a possibilidade de prever riscos e até mesmo de não errar são maiores?

Com um BI, informações se transformam em dados organizados e úteis para o seu planejamento. Com todas essas informações organizadas e o mensuramento de dados, sua incorporadora tem erros e riscos reduzidos.

Eficácia em métricas e indicadores

Além tudo isso que vimos até aqui, com a estruturação dos dados, os processos internos passam a ser seus norteadores e do seu time também. Dessa forma, melhorando o entendimento e facilitando toda a tomada de decisões.

Infográfico sobre experiencia do cliente

Através dos indicadores de resultados, você terá retornos melhores se corretamente utilizados pela sua empresa.

Mas afinal, como funciona um BI para incorporadoras?

Business Intelligence - Pessoas analisando gráfico

Se você chegou até aqui, já leu sobre o que é Business Intelligence, como se deve o seu papel dentro de uma empresa e quais são seus benefícios. Entretanto, não conversamos ainda sobre qual é o papel da Inteligência Empresarial dentro da incorporadora, e é o que vamos descobrir agora.

Além de todos os benefícios provenientes de um BI para uma empresa, no ramo das incorporadoras, é essencial todo o trabalho composto por esse sistema. Como? Simples! A partir da coleta de dados e do agrupamento destas informações, é possível que a sua incorporadora tenha informações cruciais sobre o mercado.

Dados sobre imóveis, terrenos e incentivos comumente são variáveis. Em uma gestão de incorporadora, são várias as áreas que precisam de atenção e planejamentos constantes para a empresa poder ir em frente. Com o Business Intelligence, as métricas reunidas de cada uma dessas áreas e seus dados dinâmicos, você conseguirá ter um direcionamento quase que absoluto sobre os seus objetivos.

Vantagens do BI para a sua incorporadora

Algumas vantagens como a análise de dados internos e externos são essenciais para que você possa tocar a sua incorporadora pelo melhor caminho possível: o das vendas. Além disso, as análises de oferta e demanda, mapeamento do perfil de público, concorrência e toda a sua segmentação podem ser reunidas na hora.

Todas essas informações alinhadas para que assim você possa tomar a decisão correta e com segurança, isso tudo só é possível através do auxílio de um sistema de Business Intelligence.

Embora essas vantagens sejam essenciais, vamos listar mais algumas que são de extrema importância para a sua incorporadora, são essas:

  • Custos da incorporadora reduzidos;
  • Dashboards para a sua incorporadora e para as construtoras;
  • Visão geral, completa e dinâmica do seu negócio;
  • Possibilidade de análise mais críticas dos processos;
  • Visualização de Métricas e metas de maneira intuitiva;

Conclusão

Com o fim deste artigo, pudemos ver o papel de um sistema de Business Intelligence (BI) dentro de uma empresa. Como vimos, hoje o mercado tem exigido cada vez mais empresas bem estruturadas e preparadas. Apresentamos para você uma solução que vai transformar sua empresa tanto externamente, quanto internamente.

Se busca melhorar os processos a partir da reunião dos dados vindos dos mais diversos pontos de contato que a sua incorporadora tenha, BI é o caminho que te dará o norte para uma melhor gestão, além de todo o direcionamento que você precisa para as suas tomadas de decisões e alinhamentos à objetivos.

Você sabia que o Construtor de Vendas possui um BI? Se você quer ter os melhores processos de gestão e garantir o melhor CRM do mercado imobiliário, entre em contato com o nosso time de vendas. Mas, se ainda não tem certeza se o CV é o melhor para a sua incorporadora, acesse o nosso site e conheça um pouco mais sobre a gente, você pode solicitar uma demonstração também!

Gostou do artigo de hoje? Quer ler mais como esse, além de ter muitas dicas e informações sobre o mercado imobiliário? Acessa o nosso blog, o CV tem tudo o que você precisa para sair na frente e muito mais!

Você também vai gostar de:

Olá, cliente!

Gostou do CV e quer descobrir mais sobre nossas possibilidades? Entre em contato com a gente via Chat ou WhatsApp e saiba como podemos te ajudar!

WhatsApp

Entre em contato pelo WhatsApp CV!

Chat Online

Entre em contato pelo Chat Online CV!

Voltar

Solicite Demonstração